sexta-feira, 7 de agosto de 2009

EXPRESSIONISMO FIGURATIVO DA METADE DO SÉCULO XX

Mais que um rosto bonitinho.

FRANCIS BACON

Cabeça entre os quartos de um boi esquartejado - FRANCIS BACONInstituto de Arte, Chicago.
Embora as fontes de inspiração e os temas de Bacon muitas vezes se baseassem em imagens reais ou tradicionais - antigas obras- primas da pintura, fotografias de jornais, fotos de cenas de filmes ou raio X, por exemplo -, o tratamento que lhes dava era chocantemente perverso. Como nesta pintura, ele destacava as profundezas abomináveis e às vezes repugnantes da psique humana, com intensidade horripilante. Embora suas primeiras obras tenham sido comparadas às do artista Graham Sutherland, Bacon acabou por desenvolver sua linguagem própria, tornando-se mais conhecido por suas distorções frequentemente aterradoras da forma humana.
Bibliografia: O livro da Arte; Martins Fontes.

JEAN DUBUFFET

Vida Agitada - JEAN DUBUFFETTate Gallery, Londres
Esporadicamente ligado ao movimento de Arte Informal, Dubuffet acreditava que havia mais verdade na arte pura e criativa dos insanos e amadores do que no artista profissional. De fato, ele cunhou o termo ART BRUT ( arte bruta ), para designar o tipo de arte criada pelos psicóticos, crianças e pessoas incultas. As peças de Dubuffet com frequência eram ridicularizadas pelo público e pela crítica, e chegaram a ser atacadas fisicamente numa exposição em Paris, em 1946. Apesar dessas reações adversas, ele acabou se tornando um artista respeitado.
Bibliografia: O livro da Arte; Martins Fontes.

WILLEM DE KOONING

Marilyn Monroe - WILLEM DE KOONINGColeção R R Neuberger, Nova York
O caráter exibicionisa e um tanto leviano da espantosamente bela estrela de Hollywood é captado aqui. A tinta foi aplicada em gestos rápidos e fortes para construir a imagem camada por camada. Esta pintura, de uma série intitulada "Mulheres ", pertence a uma fase não abstrata, ou figurativa, de De Kooning. Ele reconhece que, como todos os símbolos sexuais femininos, Monroe frequentemente é vista mais como um objeto do que como um pessoa, e retrata-se quase como uma manequin de vitrine, com nenhum traço de erotismo. De Kooning eenvolveu-se com o Expressionismo Abstrato baseado em Nova York, que acentuava a importância da espontaneidade e da pintura "gestual ", em que a tinta é esborrifada ou pingada na tela. Diferentemente de muitos membros do grupo, no entanto, De Kooning não se restringiu à pura abstração; seu tema primordial foi a figura humana, particularmente a feminina. Sua carreira artística passou por várias fases, e na década de 1970 , ele se voltou para a escultura figurativa.
Bibliografia: O livro da Arte; Martins Fontes.

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