sexta-feira, 7 de agosto de 2009

EXPRESSIONISMO ABSTRATO

Da América para a Europa


O Expressionismo Abstrato foi um movimento que floresceu em Nova York a partir de 1940 e acabou exercendo forte influência sobre a Europa nas décadas de 50 e 60 desse século
Foi o primeiro movimento que seguiu o caminho inverso do tradicional: em vez de seguir da Europa para a América, foi da América para a Europa.

Entretanto, esse termo já era utilizado para alguns trabalhos de Kandinsky, em especial os do começo de sua carreira.

KANDINSKY (Vassili), pintor francês de origem russa (Moscou, 1866 – Neuilly-sur-Seine, 1944). Um dos iniciadores da pintura abstrata.
Anunciava o surgimento de uma arte "verdadeiramente norte-americana", com forte domínio do subconsciente.

Guiados pelo automatismo
O automatismo, conceito forte em movimentos como o Surrealismo, aqui também encontra-se presente, principalmente na forma das Action Paintings) e tinha, entre seu principal expoente, Jackson Pollock.
AUTOMATISMO s.m. Caráter do que é automático. / Falta de vontade própria. / Diz-se de uma atividade literária, em que o autor se deixa levar exclusivamente pelo subconsciente.
As principais características do Expressionismo Abstrato eram a revolta contra a pintura tradicional, a liberdade e a espontaneidade.
Quanto à espontaneidade, em especial, as Action Paintings de Pollock - outro nome pelo qual é conhecido o Expressionismo Abstrato, ou seja, um método de pintura que privilegiava a rapidez da execução, a espontaneidade "eruptiva" e condenava a premeditação - são bastante bem sucedidas.


JACKSON POLLOCK

Alquimia - JACKSON POLLOCKColeção Peggy Guggenheim, Veneza
O violento método utilizado por Pollock de respingar e manchar a tela com tinta por meio de gestos dramáticos e impetuosos é extraordinariamente evidente neste quadro. Ele derramava e espalhava a tinta, usando estiletes e espátulas, sobre uma tela não estirada, apoiada na parede ou no chão duro. Isso possibilitava que ele andasse à volta de tela, quase que se tornando o próprio gesto de pintar.
A técnica extremamente inovadora de Pollock tornou-se conhecida como Action Paiting. Elementos radicais, como o abandono da pintura de cavalete e a ausência da perspectiva tradicional, fazem desta obra um importante marco da arte internacional do pós-guerra. Seu vínculo com o Expressionismo Abstrato reside em sua técnica enérgica e na liberdade de expressão. As pinturas de Pollock não são tão casuais quanto poderia parecer. "Quero expressar meus sentimentos mais do que ilustrá-los... Eu posso controlar o fluir da tinta; não há acaso, assim como não há começo nem fim. "Pollock morreu num acidente de automóvel, em 1956.

MARK ROTHKO

Arroxeado, verde e vermelho - MARK ROTHKOColeção particular
Extensões retangulares de cores intensas flutuam pela tela. Suas bordas borradas fazem com que as massa de cor pareçam vibrar, com uma qualidade nebulosa e mágica. Uma luminosidade etérea banha o quadro, dissolvento toda a tensão entre formas e constrastes de tons num brilho interior. Reservadas embora profundamente evocativas, as obras de Rothko dão a sensação de conterem uma verdade veemente, como se representassem a concretização de uma longa e árdua meditação. Nascido na Rússia, Rothko emigrou para os Estados Unidos com seus pais em 1913. Em boa parte um pintor autodidata, geralmente trabalhava em grande escala. Pretendia fazer o espectador mergulhar numa experiência total da cor e disse: "Pinto quadros grandes porque desejo criar um estado de intimidade. Um quadro grande é uma transação imediata: leva-nos para dentro dele".
Rothko foi uma figura importante do Expressionismo Abstratao, e suas telas sem forma evocam o verdadeiro espírito do movimento - uma resposta final aos mistérios inacessíveis da psique humana.
Bibliografia: O livro da Arte; Martins Fontes.

FRANZ KLINE

Chefe - FRANZ KLINEMuseu de Arte Moderna, Nova York
Kline inspirou-se nas técnicas de ilustração gráfica e nos enormes fragmentos de vigas, trilhos de ferrovias, andaimes e pontes em vias de construção ou de demolição em Nova York. Sua vinculação ao movimento do Expressionismo Abstrato americano, do qual Kline foi um representante dos mais importantes, mostra-se pelos gestos espontâneos das pinceladas enérgicas, embora simples. Kline foi influenciado pelo grafismo oriental e, normalmente, limitava seu esquema de cores ao preto, branco e cinza. Mas por volta de 1959 passou a incorporar cores vivas a suas obras.
Bibliografia: O livro da Arte; Martins Fontes.

ARSHILE GORKI


Cascata - ARSHILE GORKITate Gallery, Londres
Esta pintura aparentemente abstrata baseia-se numa pequena queda d'água numa floresta. Ela evoca uma intensa impressão de um rio transbordando por uma pedra, cercado por árvores e folhagens suspensas. Cores vibrantes evocam a serenidade da luz clara do sol e o som da água caindo. A beleza da obra reside na habilidade do artista para expressar uma paz quase espiritual por meio das imagens da floresta e da água. A pintura mostra os elementos mágicos e oníricos típicos do Surrealismo, movimento para o qual Gorky se voltava na época, e a espontaneidade do Expressionismo Abstrato. Nascido na Armênia, Gorky emigrou para os Estados Unidos em 1920. Um crítico referiu-se a ele como sendo um artista no exílio, para quem a arte se tornou uma pátria. Gorky usava com frequência imagens de sua terra natal em suas obras. Depois de anos de pobreza, ele obteve um breve reconhecimento, mas enforcou-se depois de sofrer sérios traumas psicológicos.
Bibliografia: O livro da Arte; Martins Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário