domingo, 11 de outubro de 2009

EXPRESSIONISMO

EXPRESSIONISMO
A BELA ARTE DO SENTIMENTO
De 1905 a 1930

Por Danielle Spada

A partir de 1905, o expressionismo desenvolveu-se quase simultaneamente em países diversos. O alemão, em especial, caracterizado por cores intensas e simbólicas e imagens exageradas, tendia a abordar os aspectos mais sombrios e sinistros da alma humana.
Os fauvistas, mesmo em seus momentos mais desenfreados, conservavam um sentido de harmonia e projeto, mas a Brücke abandonou tal freio. Seus integrantes usavam imagens da cidade moderna para comunicar com figuras e tons distorcidos a idéia de um mundo hostil e alienante.

Die Brucke - A Ponte
"De onde nós queríamos nos afastar, nos era claro; aonde nós iríamos chegar, estava porém pouco definido."

Karl Schmidt-Rottluft, um dos fundadores do grupo Die Brücke, definiu certa vez as intenções da associação de jovens artistas surgida em Dresden no início do século passado.

Uma ponte para o futuro

Era nessa premissa que seus membros acreditavam para desenvolver sua arte.
Membros:
•Ernst-Ludwig Kirchner,
Karl Schmidt-Rottluff,
•Fritz Bleyl
•Erich Heckel
•Em 1906, ingressaram nele Emil Nolde e o suíço Cuno Amiet; depois, no mesmo ano, Max Pechstein e o finlandês Axel Gallén. O último a tomar parte foi Otto Müller, em 1910, um pouco antes do grupo mudar suas instalações para Berlim.

A gênese do ato artístico

•Pintura operária;
•A imagem não é imaginada ou criada, ela não é, ela se faz;
•Crítica social e da angústia da condição humana, sendo atormentados por obsessões políticas, religiosas e sexuais.
•É a primeira poética do feio.
•Quadros intensos, angustiantes, com formas distorcidas e cores estridentes.
•Revivescência das artes gráficas, principalmente da Xilogravura.

“Aquele que apresenta suas convicções íntimas como deve e o faz com espontaneidade e sinceridade é um de nós.” Kirchner


Exemplo de matriz de Xilo



Ernst Ludwig Kirchner, 1906 Xilogravura


Ponte Augustus, Dresden, 1904


Karl Schmidt - Rottluff, 1909 Xilogravura

Max Pechstein,1909 (Schmidt-Rottluff Heckel, Kirchner, Pechstein) Xilogravura
Kathe Kollwitz

Um exemplo e exímia gravurista é Kathe Kollwitz, que se concentrava em temas pacíficos e sofrimentos dos pobres no pós-guerra.

A Viúva I - 1923

Filho Morto

Fome
Karl Schimidt Rottluff

Começou seus estudos de arquitetura no verão de 1905, em Dresden. Ali reatou amizade com um amigo de colégio, Erich Heckel, e através dele conheceu Kirchner. Formou-se, nesse mesmo ano, o núcleo dos fundadores do A Ponte/Die Brücke. Nesse momento, Schmidt resolveu acrescentar ao seu nome o de sua cidade natal. Em 1912, o artista mudou sua figuração devido ao contato com o Cubismo, que influenciaria sua obra, através de uma exposição em Colônia.



A MÃE , 1916 XILOGRAVURA S/ PAPEL, 37.3 x 31.0 cm DOAÇÃO MAMSP

Três Mulheres à Beira-Mar, 1919

Retrato de Rosa Schapire, 1919

Mulher lendo, 1950

Fariseus - 1912 Karl Schmidt-Rottluff 1884-1976

E. L. KIRCHNER

“ Meu objetivo é sempre expressar a emoção e experimentar as formas amplas e simples e cores claras.” E. L. KIRCHNER

Depois da I guerra Mundial, seu estilo se tornou ainda mais frenético e mórbido, até que , apavorado com a ascensão do Nazismo, ele se suicidou.

Ernst Ludwig Kirchner,
Berlin Street Scene (1913).

Kirchner Ernst LudwigZirkusreiterin

Ernst Ludwig Kirchner,
Duas Mulheres

Ernst Ludwig Kirchner ((1880-1938), Nollendorf Square, 1912.

Ernst Ludwig Kirchner Praça de Berlin

KIRCHNER Do Apokalypse (homem com a espada impetuosa)

Emil Nolde

Emil Nolde (Emil Hansen, 1867 - 1956), que durante breve período esteve ligado à Brücke, era mais intensamente expressionista e, durante grande parte de sua carreira, trabalhou em isolamento. O interesse pela arte primitiva e pela cor sensual levou-o a pintar algumas obras notáveis em que vemos energia dinâmica, ritmos simples e tensão visual.


Cristo, 1909
Crucifixion - 1912

Pessoas excitadas- 1913

Mulher e o Pierrot - 1917

Uma mulher - 1954

Emil Nolde’s “Maskenstilleben” (A Mascara vive ainda)

Erich Heckel

Menina em pé

"Retrato de Ernst Ludwig Kirchner" Erich Heckel, 1913

“Moinho de Vento, Dangast” (1909)
Erich Heckel, Casas rojas, 1908

Otto Müller

Duas Mulheres entre as canas

Otto Mueller
Casal I

Otto Mueller
Mulheres com gato - 1927

Otto Mueller
Amantes

Otto Mueller
Cenas de crianças ciganas

Otto Mueller
Casal II






































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